Usando Docker no Ubuntu

Usando Docker no Ubuntu

30-07-2018 On Por Sinesio Bittencourt

Nesse post, vou usar o  Docker dentro de um Ubuntu e utilizar uma imagem do CentOS, achou essa ideia louca, então você vai gostar desse post então!

Vou mostrar passo a passo como utilizar o docker dentro de um e com duas distros diferentes.

O Docker é um serviço de contêiner que permite executar aplicativos ou até mesmo sistemas operacionais em um sistema operacional como contêineres. Os contêineres são uma tecnologia nova e empolgante que evoluiu nos últimos anos e foi adotada por muitas organizações importantes.

A Docker é uma empresa que desenvolve esses contêineres especiais para aplicações. Saiba mais no site oficial do docker em  www.docker.com

Nesse post, vamos instalar o container do CentOS em um sistema Ubuntu para testar. O CentOS é um sistema operacional baseado em Linux também porém ele é da Red Hat. Assim, estaremos executando o sistema CentOS dentro do Ubuntu.

Vamos dividir nosso em alguns passos

Passo 1 – O primeiro passo é instalar o aplicativo Docker  em seu Ubuntu.  Antes de iniciar a instalação vamos fazer um update em nosso servidor de teste Ubuntu, assim garantimos que está tudo atualizado em nosso sistema. Para fazer o  update, execute o seguinte comando em seu terminal

Passo 2 – Depois que todas as atualizações tiverem sido processadas, execute o comando abaixo para instalar o docker dentro de seu Ubuntu.

Passo 3 – Depois que os pacotes do docker estiverem devidamente instalados, devemos receber uma mensagem informando que o processo de instalação do docker foi instalado e ele está em execução. 

Passo 4 – Para visualizar as informações do docker em execução dentro de sua maquina, digite o seguinte comando.

Normalmente utilizamos esse comando quando acabamos de subir o Docker Engine, nós utilizamos esse comando para verificarmos as informações do nosso Docker Host.

Passo 5 – O próximo passo é instalar nossa imagem do CentOS no Ubuntu.

O docker tem um site especial chamado The Docker Store, que é usado para armazenar imagens pré-construídas para o docker.

Passo 6 – Faça o seu cadastro no site, o processo é rápido e simples para acessar o site e ver todas as imagens do docker disponíveis para você baixar e tem muita coisa free \o/.

Passo 7 – Uma vez logado, clique no botão Explorar para ver todas as imagens Docker disponíveis.

Dois pontos importantes a serem observados são:

  1. O comando para baixar os arquivos, este é o comando para instalar a imagem do Docker.
  2. Os detalhes do Docker para as várias versões do CentOS.

Passo 8 – No Terminal do Ubuntu, execute o comando abaixo.

O download dos componentes docker é iniciado e os arquivos do CentOS é baixado. Sempre use a comando centos: latest, significa que temos a imagem mais recente do docker para o CentOS.

Passo 9 – Para ver todas as imagens do docker instaladas em seu computador, execute o comando abaixo.

Passo 10 – Para iniciar o CentOS, precisamos executar um comando para que o sistema operacional inicie. Podemos fazer isso executando o seguinte comando no Docker.

O comando acima faz o seguinte:

Executa a imagem do Dock do CentOS.
Executa a imagem no modo interativo usando a opção -.
Executa o comando  /bin/bash como o processo inicial.

Agora é só testar seu novo sistema.

Se você ainda ficou com alguma dúvida ou teve alguma dificuldade na instalação, deixe um comentário. ?

básicos do Docker para você ficar fera!

Veja também:
Este artigo foi escrito pelo Sinesio Bittencourt, Technology Evangelist da HostGator.