Devops – Entendendo a sopa de letrinhas

Devops – Entendendo a sopa de letrinhas

20-06-2019 On Por Sinesio Bittencourt

Você sabe o que faz um DevOps? Quer ficar por dentro de todos os detalhes e aprender mais sobre essa função? Então, confira nosso post e veja todas as curiosidades!

O DevOps é uma evolução das funções de desenvolvimento de operações e aplicativos facilitado pelo consumo das demandas de agilidade de negócios e softw are.

O DevOps é uma evolução das funções de desenvolvimento de operações e aplicativos facilitado pelo consumo das demandas de agilidade de negócios e software.

O DevOps e o SysOps conduzem as necessidades das atuais a permanecerem relevantes, fornecendo constantemente inovação de software.

DevOps é sobre pessoas e processos, assim como é sobre ferramentas. Sem mudanças na cultura e no processo, a por si só não pode ajudar o sucesso do DevOps.

Um dos primeiros desafios é descobrir a opinião da indústria sobre o significado de DevOps.

Fomos além e perguntamos a alguns especialistas da área para explicar um pouco mais sobre a aplicação do DevOps em seu dia-a-dia.

O objetivo desta lista não é criar uma definição de DevOps de uma frase para agradar a todos. O objetivo é demonstrar quantas ideias diferentes estão ligadas ao conceito

Veja também:

Muitos dos principais especialistas no mundo do DevOps deixaram isso bem claro, uma vez que compilamos essa lista. Descobrimos que  uma vasta quantidade de pode ser vital no suporte aos indivíduos e processos que facilitam.

As ferramentas DevOps são projetadas para dar suporte a esses aspectos finais: colaboração, quebra de silo, desenvolvimento ágil, abordagem Dev e Ops, entrega contínua e automação.

Nossa lista abrange monitoramento, gerenciamento de desempenho e análise.

  1. GERENCIAMENTO DE DESEMPENHO DA APLICAÇÃO:
    Existem claramente tantas ferramentas vitais para o avanço do DevOps, mas o Application Performance Management é o que se destaca hoje, pois, se tornou tão arraigado quanto o principal veículo pelo qual os profissionais adicionam e compartilham críticos.
  2. MONITORAMENTO:
    Embora na maioria das vezes, esteja relacionado a ferramentas de automação e entrega constante / integração, acredita-se que a ferramenta mais importante que as organizações precisam adotar e usar apropriadamente para transformar o DevOps é um sistema de monitoramento.Você não pode realmente melhorar o que você não pode medir. A implementação das principais métricas em toda a empresa para ajudar a identificar as áreas que precisam de modificação é a chave para identificar os obstáculos que impedem a adoção do DevOps.
  3. MONITORANDO A EXPERIÊNCIA FINAL DO :
    As partes de DevOps que invertem a maré e começam a expor os dados de produção para os desenvolvedores também estão sendo aplicadas cada vez mais, mas os processos em torno deles não são.Por exemplo, as ferramentas que permitem a exposição à experiência real do usuário final na produção precisam ser mais transparentes para os departamentos de engenharia, em vez de apenas as operações.Além disso, muitas dessas ferramentas também fornecem valor para o lado do negócio, portanto, uma implementação bem-sucedida no domínio do monitoramento da experiência do usuário satisfaria ainda mais as partes interessadas.
  4. MONITORAMENTO SINTÉTICO:
    O DevOps implica que você precisa interagir entre o Ops e o Dev em um bom caminho. Usar o monitoramento sintético conduzido pelo aplicativo/API sempre fornecerá o parâmetro para medir seu sucesso.

  5. GERENCIAMENTO DE INFRAESTRUTURA:
    Se você está preso em uma ilha deserta (mas com uma conexão forte e confiável com a Internet), você ainda precisa ter certeza de que sua infraestrutura está funcionando e que seus usuários estão satisfeitos com sua experiência. O que é necessário é uma infra-estrutura robusta e extensível.

DevOps é conhecimento, conceitos e práticas. Ele dá uma vantagem para cada desenvolvedor que o pratica. Até pode não ser algo para fazer como um trabalho integral, mas qualquer desenvolvedor com experiência em DevOps pode subir mais rápido a escada para o sucesso.

E então, você está preparado para ser um DevOps de sucesso? Gostou dessas 5 ? Comente abaixo o que achou e quais outros tópicos você indicaria!

Até a próxima!

Leia também:

Fontes de estudo:
https://imasters.com.br/desenvolvimento/agile-devops-quebrando-os-silos

Image by Dirk Wouters from Pixabay

Este artigo foi escrito pelo Sinesio Bittencourt, Technology Evangelist da HostGator.