Batalha Makers Brasil

Batalha Makers Brasil

03-05-2019 On Por Sinesio Bittencourt

Você já conhecer o novo Reality Show do Discovery Channel: a Batalha Makers Brasil? Quer ficar por dentro de todos os detalhes e aprender mais com esse programa? Então, confira nosso post e veja todas as curiosidades!

No dia 28 de abril, o canal Discovery Channel Brasil estreou um novo reality show: o Batalha Makers BrasilNo dia 28 de abril, o canal Discovery Channel Brasil estreou um novo reality show: o Batalha Makers Brasil, inspirado na ascensão da cultura maker. O programa será apresentado pelo ex-âncora do CQC, Marcelo Tas, e contará com dez participantes, que terão suas habilidades criativas e técnicas colocadas à prova.

 

O novo reality show do Discovery é produzido pela Academia de Filmes com a #republique e o Discovery Channel.

Nesta primeira temporada, a atração terá oito episódios, um em cada semana, com uma hora de duração.

Excelente notícia! Backup do WhatsApp não vai mais consumir espaço no Google Drive

No embalo do Movimento Maker

Tal qual o nome sugere, o Batalha Maker pega carona no chamado Movimento Maker, que surgiu a partir da cultura do Do It Yourself (DIY), ou Faça Você Mesmo, como ficou convencionada no Brasil.

Este movimento moderno vem ganhando cada vez mais adeptos ao redor do mundo. Basicamente, essa cultura estimula pessoas comuns a construírem, fabricarem, consertarem e modificarem diversos objetos ou projetos com suas próprias mãos. Ou seja, o lema é que qualquer pessoa pode fazer qualquer coisa – ou, no bom português, “vai lá e faz”.

Os makers são essencialmente criativos e habilidosos, além de valorizarem o trabalho em equipe e a troca de informações. O movimento se apropriou de ferramentas tecnológicas como as placas de Arduíno, impressoras 3D, kits de robótica e cortadoras a laser.
Como não lembrar de empresas como a , por exemplo, que surgiu em uma garagem? Não à toa, o “faça você mesmo” também invadiu as fábricas.

Veja também:

Formato do novo reality

No dia 28 de abril, o canal Discovery Channel Brasil estreou um novo reality show: o Batalha Makers BrasilDesta maneira, no Batalha Makers Brasil, os participantes serão desafiados em várias competições que exigem conhecimento, criatividade e trabalho em equipe – logo, toda a essência da cultura maker. No primeiro episódio, por exemplo, os participantes irão construir as cadeiras que usarão no restante da temporada. Entre outros desafios na sequência, eles colocarão até drones para funcionar.

Os participantes da primeira temporada são: Ana Borba, engenheira civil; Deriel Huber, estudante de engenharia; Djalma Ladim, marceneiro e designer de produto; Febronio, artista audiovisual; Gabriel Checchinato, estudante de engenharia mecatrônica; Iane Cabral, designer de wearables; Marcio Okabe, origamista; Mauricio Oliveira, professor de arquitetura e urbanismo; Rafael Arevalo, maker; e Sol Santin, artista multimídia e maker.

Os participantes possuem perfis e idades heterogêneas. Ao final de cada episódio, um maker será eliminado.

Trader Investimento em bolsa (Dicas!)

Apresentação e jurados

No dia 28 de abril, o canal Discovery Channel Brasil estreou um novo reality show: o Batalha Makers BrasilComo supracitado, o apresentador da atração é Marcelo Tas. E, ao contrário do que possa parecer, o ex-CQC tem bastante familiaridade com a cultura maker.

Além de frequentar o universo das startups, Tas participa de projetos como a ONG Amigos da Poli. Ele também recebe projetos feitos em conjunto com as chamadas Fab Labs, que são laboratórios de fabricação que contam com ferramentas que permitem fazer praticamente tudo.

O programa também contará com três jurados: a arquiteta, designer e pesquisadora Rita Wu; o empreendedor do mundo maker Edgar Andrade; e o fundador da plataforma ‘Makers’, Ricardo Cavallini.

O vencedor do Batalha Makers Brasil levará para casa uma bagatela de R$ 50 mil =), além do título de melhor maker do Brasil.

E aí, gostou do nosso artigo? Então veja também:

Este artigo foi escrito pelo Sinesio Bittencourt, Technology Evangelist da HostGator.

Os melhores CDNs que temos no mercado