Atualização do WordPress para a versão 5.0

Atualização do WordPress para a versão 5.0

28-01-2019 On Por Sinesio Bittencourt

Atualizarão WordPress para a versão 5.0

O WordPress é responsável por mais de 30% dos sites disponíveis na internet, de acordo com a própria empresa. Isso se deve ao fato de seus benefícios exclusivos, como suporte técnico 24 horas, inúmeros templates e drivers para facilitar a vida do administrador.

Devido à sua imensa popularidade, a companhia busca atualizar seus recursos e oferecer novas funcionalidade ao usuário. No final de 2018, veio a versão 5.0 que ainda gera algumas dúvidas mesmo nos profissionais mais experientes. Dessa maneira, elaboramos este pequeno artigo para contar tudo o que já sabemos. Confira!

O que esperar dessa nova versão

Usuários de longa data sabem o quanto a plataforma mudou ao longo dos anos. Normalmente, as mudanças são singelas, mas resolvem os problemas mais frequentes percebidos em versões anteriores.

O que faz do WordPress 5.0 ser uma grande aposta dos profissionais na web resume-se a uma palavra: Guttenberg. Pela plataforma ser a queridinha das de busca, devido ao grande tráfego gerado, novas formas de criar e postar conteúdo são requisitadas pelos mais experientes no mercado.

O Gutenberg Editor promete uma experiência inovadora de edição e compartilhamento de conteúdo em páginas hospedadas em WordPress. Sem precisar ser profissional, a experiência com os blocks foi renovada, caminhando para uma ferramenta ainda mais intuitiva, não sendo necessário um longo treinamento para tirar o máximo proveito das suas funções.

Leia também:

Agora tudo é pensado para ser compatível. Se antes os computadores dominavam os acessos à internet, hoje em dia, no Brasil, de acordo com o IBGE, cerca de 70% dos usuários realizam essa conexão pelo celular, sendo que 49% é apenas por ele. O Gutenberg Editor foi criado para maximizar essa troca de layouts.

[ad id=’3939′]

Quem é editor sabe a dificuldade de criar páginas para computadores, smartphones, tablets e outros dispositivos. Com o WordPress 5.0, os ajustes são sugeridos de maneira automática, e você pode navegar pelas diferentes telas enquanto insere o conteúdo.

No entanto, há alguns profissionais que preferem edições com códigos em HTML, e essa funcionalidade foi mantida, garantindo que todos os gostos sejam atendidos da mesma maneira.

Já é hora de atualizar o WordPress?

Depois de compreender como as mudanças irão afetar a sua vida para melhor, você deve estar ansioso para mergulhar de cabeça no Gutenberg Editor, mas calma. Como a atualização é recente, ainda está passando por testes que podem prejudicar o desempenho e estabilidade da sua página. Com o tempo, todos eles serão resolvidos e você será notificado. Essa será a hora perfeita para fazer a transição.

Sempre lembre de fazer um backup completo da sua página antes de qualquer alteração. Tal se aplica a qualquer área da comunicação via internet.

O WordPress é a plataforma que te dá mais liberdade para criar conteúdo da maneira que mais se adequa às suas necessidades. É visto que todos os sites estão caminhando para um design padrão, quadrado, monotemático e com conteúdos genéricos. O Gutenberg Editor é a sua chance de criar algo novo e sempre se destacar da concorrência.

Instalação

A famosa instalação de 5 minutos, configurar o WordPress pela primeira vez é simples. Segue um guia prático para ver todo o processo de instalação.

>>> Guia <<<

Leia também:

Este artigo foi escrito pelo Sinesio Bittencourt, Technology Evangelist da HostGator.