Amazon Brasil começará a testar a Alexa em português

Amazon Brasil começará a testar a Alexa em português

01-08-2019 On Por Sinesio Bittencourt

Amazon Brasil começará a testar a Alexa em português

A assistente de voz da Amazon – uma marca americana gigantesca quando o assunto é varejo e – finalmente chegará ao Brasil. A Alexa, como foi chamada a assistente de voz, é capaz de responder perguntas, ler notícias, repassar as condições do clima e até tocar música. Agora, a assistente está a alguns passos de pisar em território brasileiro, isso porque, no início de 2019, alguns consumidores da companhia receberam o convite para testar a Alexa em português.

Leia também:
Dica para fazer uma migração da Amazon
Batalha Makers Brasil
Instagram libera botão ‘Comprar Agora’ no Brasil; veja como usar

Os clientes que aceitarem participar das avaliações irão receber um Amazon Echo. O dispositivo nada mais é que um alto-falante, ou unidade speaker (se preferir), que é capaz de se conectar à assistente Alexa. Pode ser que no início a Alexa não consiga entender muito bem o que está sendo dito ou qual a orientação solicitada, mas a proposta é justamente esta: treiná-la para que a tecnologia seja aprimorada.

Assim como acontece com outros produtos tecnológicos, os recursos que forem aprovados irão integrar as capacidades da assistente Alexa aqui no Brasil. Com o passar do tempo, a assistente terá um português mais fluente. Caso o consumidor não saiba fazer o teste, ele recebe um manual da Amazon para auxiliá-lo durante a avaliação.

Alexa estará habilitada para outros produtos

Outra grande notícia é que a tecnologia de artificial não ficará disponível apenas para os produtos da Amazon. A assistente também estará habilitada para outros produtos. Com isso, seria possível implementá-la em lâmpadas, TVs e – olha só – até privadas. Todos esses produtos iriam funcionar pelo comando de voz da Alexa. Algumas já anunciaram parcerias com a Amazon, como a Intelbras e a LG.

Embora ainda não exista uma data definida para o início dos testes, os desenvolvedores interessados em participar da avaliação têm até o dia 30 de junho para se cadastrarem no site da companhia. Os testes são importantes para o aperfeiçoamento da tecnologia e para a solução de futuros problemas, quando a Alexa for oficialmente lançada em solo brasileiro.

Leia também:
Dica para fazer uma migração da Amazon
JavaScript ultrapassa o Java, Ionic 4.0 e Yarn 2.0
Batalha Makers Brasil
Evangelista tecnológico
Instagram libera botão ‘Comprar Agora’ no Brasil; veja como usar

Você sabe quais as habilidades da Alexa?

Além das atividades básicas, como fazer chamadas telefônicas e solicitar informações, o grande diferencial da Alexa são os “skills”, ou seja, as funcionalidades adicionais, como chamar um carro por meio de aplicativo ou, ainda, pedir uma pizza. Outras habilidades incluem gerenciar reuniões, fazer lista de compras e reproduzir podcasts.

Nos Estados Unidos, a Alexa já possui mais de 56 mil habilidades, enquanto que no Reino Unido as habilidades da assistente de voz são de quase 30 mil. Grande parte das habilidades destacadas pelos desenvolvedores estão relacionadas a jogos e práticas rotineiras, por exemplo. A cada dia, porém, novas “skills” são testadas, o que significa que o potencial da assistente é muito maior.

Expansão da Amazon

A vinda da Alexa para o Brasil representa, também, a expansão da Amazon no país. No início de 2019, a empresa inaugurou na Grande São Paulo um centro de distribuição. A proposta é tornar as entregas mais rápidas.

No final de 2018, a companhia lançou uma série de produtos que dialogam com a Alexa e obedecem a seus comandos. Na lista, além dos alto-falantes inteligentes, estão: relógio de parede, micro-ondas e aparelho para conectar ao sistema de som do carro.

Se a Alexa já está sendo testada em português, agora é torcer para que esses produtos – de grande utilidade no dia a dia – também cheguem logo ao país.

Até a próxima!

Leia também:
Dica para fazer uma migração da Amazon
JavaScript ultrapassa o Java, Ionic 4.0 e Yarn 2.0
Batalha Makers Brasil
Evangelista tecnológico
Instagram libera botão ‘Comprar Agora’ no Brasil; veja como usar

Este artigo foi escrito pelo Sinesio Bittencourt, Technology Evangelist da HostGator.

Imagem de HeikoAL por Pixabay