JavaScript ultrapassa o Java, Ionic 4.0 e Yarn 2.0

JavaScript ultrapassa o Java, Ionic 4.0 e Yarn 2.0

30-04-2019 On Por Sinesio Bittencourt

JavaScript ultrapassa o Java, Ionic 4.0 e Yarn 2.0Confira as novidades desta semana: mais uma vez o JavaScript passou o Java como a linguagem mais popular, segundo um ranking formulado por especialistas em tecnologias do mundo todo. Para quem desenvolve utilizando o , saiu recentemente a versão 4.0, com várias melhorias. E o Yarn vai chegar em sua versão 2.0.

 

Uma novidade nem tão nova assim. Com o perdão da redundância, uma tendência que já vinha se acentuando nos últimos tempos se confirmou através de uma pesquisa do site HackerRank. O JavaScript se tornou a linguagem de programação mais conhecida do mundo, ultrapassando o Java, que era o líder até então, além do Ionic 4.0 e do Yarn 2.0. Quer entender como isso aconteceu? Saiba mais na sequência do artigo.

O que é o HackerRank?

O HackerRank é um site conhecido no mundo da programação, porém em maior escala pelos desafios de programação que eles produzem. São competições que abrangem várias técnicas da Ciência da Computação e têm como objetivo avaliar os desenvolvedores com base em suas habilidades.

Entretanto, o HackerRank também se especializou em desenvolver uma série de e pesquisas no mundo da tecnologia. A mais nova delas, divulgada neste ano de 2019, é intitulada Developer Skills Report (ou Relatório de Desenvolvimento de Habilidades, em tradução livre).

Nesse relatório, o HackerRank pesquisou mais de 71 mil desenvolvedores de software em mais de cem países. Cada indústria exige desenvolvedores de software, o que significa que a competição por talentos na área é feroz, o que gera insights interessantes para CEOs, executivos e gestores em geral entenderem os desenvolvedores que estão buscando.

JavaScript torna-se a linguagem mais conhecida

O ponto alto do relatório é a pesquisa de qual linguagem de programação é a mais conhecida por eles. Na pesquisa anterior, em 2017, o Java liderava esse ranking, com 71% de domínio entre os desenvolvedores.

E ainda que o Java tenha se mantido na casa dos 70% desta nova pesquisa, em 2018, o JavaScript tomou a dianteira. De 66% em 2017, o JavaScript pulou para 73% de “popularidade” em 2018.

Há, entretanto, uma peculiaridade nesta pesquisa. O HackerRank identificou que, em termos de conhecimento do JavaScript, a única exceção está entre os estudantes. Apenas 42% dos estudantes de desenvolvimento disseram conhecer o JavaScript.

O HackerRank conclui que a razão disso é que esta linguagem não é ensinada na maioria dos programas universitários de Ciências da Computação. Logo, estes desenvolvedores costumam aprender o JavaScript quando já estão fora da faculdade, criando aplicações para seus respectivos trabalhos.

Outras linguagens que geram interesse

A pesquisa traz outros muito interessantes, como por exemplo as linguagens de programação que os desenvolvedores mais têm interesse em aprender no ano de 2019. Assim como no ano anterior, as linguagens mais “populares” nesta seção são Go, Kotlin e Python.

Ainda nesta seção, o interesse que mais diminuiu em relação à última pesquisa é pelo Scala (3º lugar em 2018 e 6º em 2019), enquanto o TypeScript foi o que mais cresceu, pulando do quinto para o quarto lugar.

A crescente popularidade desta linguagem é mais provável por conta da onipresença do JavaScript e pelo fato de que muitos dos principais frameworks do JavaScript utilizam o TypeScript. Desta forma, 25% dos desenvolvedores disseram conhecer a linguagem TypeScript, contra apenas 15% no relatório anterior.

Gostou do artigo? Clique aqui e leia mais!

E aí, gostou do nosso artigo? Então veja também:

Este artigo foi escrito pelo Sinesio Bittencourt, Technology Evangelist da HostGator.