Agile, Scrum e Kanban:  tudo que você precisa saber!

Agile, Scrum e Kanban: tudo que você precisa saber!

27-03-2019 On Por Sinesio Bittencourt

Se você está procurando por mais informações sobre Agile, Scrum e Kanban, não deixe de conferir o post a seguir e tirar todas as suas dúvidas.

Agile, Scrum e Kanban

Contar com ágeis no ambiente moderno de desenvolvimento de software se tornou, hoje, fundamental para garantir diferencial competitivo e a preferência do mercado, como são o caso das práticas de trabalho chamadas de Agile, Scrum e Kanban.

É provável que já tenha ouvido ou lido por aí sobre elas, mas será que as conhece de fato? Frequentemente são usadas de maneira inadequadas, segundo alguns especialistas. Bom, para garantir que isso não aconteça com você, resolvemos fazer este artigo para apresentar simplificadamente os conceitos de cada uma. Acompanhe!

Agile

Agile, Scrum e KanbanA metodologia de trabalho baseada na tecnologia Agile tem como principal missão desenvolver software de forma ágil. Mas, afinal, quais são os princípios que fundamentam tal forma de pensar? De acordo com a Agile, são 12:

1. Ter o cliente como prioridade, satisfazendo as suas necessidades;
2. Entender que processos ágeis geram vantagem competitiva para o cliente;
3. Entregar o produto no menor tempo possível, de modo a garantir a continuidade dos serviços do cliente;
4. Integração entre cliente e desenvolvedores, visando desenvolver um projeto devidamente adequado;
5. Construir projetos que estimulam;
6. Valer-se do diálogo face a face para elaborar bons produtos;
7. Observar o software como medida de progresso;
8. Entender que processos ágeis promovem o desenvolvimento;
9. Atenção contínua à excelência técnica;
10. Simplicidade é essencial;
11. Desenvolver uma arquitetura informacional simples, mas potente;
12. Refletir para entregar um produto devidamente alinhado aos interesses do cliente e que forneça eficiência e produtividade em seu dia a dia.

Tais princípios são o resultado da busca pelas melhores soluções em relação ao desenvolvimento de softwares.

Leia também:

Scrum

O Scrum, ao contrário do que muitos pensam, não é uma metodologia, e sim uma estrutura. Ela é definida como uma estrutura na qual pessoas podem abordar problemas adaptativos complexos, enquanto produzem de forma produtiva e criativa os produtos com o maior valor possível. É essa definição que encontramos nos principais manuais de desenvolvimento de softwares.

O Scrum consiste em três funções básicas: Product Owner, Scrum Master e Development Team. O primeiro é responsável por orientar a direção do projeto; o segundo, tem por competência garantir que os valores e as práticas da solução estejam presentes na equipe de trabalho; o terceiro, diz respeito a auto-organização da equipe de pessoas para desenvolver projetos e oferecer soluções.

de leitura:
Scrum a Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo

Kanban

Essa solução é um método simples que busca garantir a entrega do projeto no tempo certo, sem, portanto, sobrecarregar a equipe responsável pelo produto.

Ao contrário das soluções anteriores, ele tem suas origens nos processos de fabricação da Toyota, mas que pode ser utilizado tranquilamente em outros campos, como assim vem ocorrendo nas últimas décadas.

Mais do que um método de trabalho, ele é, antes de tudo, um conjunto de práticas e princípios que você pode escolher para atender às necessidades de seu projeto. Ele é simples e funcional e ajuda a organizar as etapas de desenvolvimento de um produto, uma vez que conta com uma estrutura com itens como “a fazer”, “em andamento” e “concluído”, por exemplo.

Como vimos, as soluções Agile, Scrum e Kanban são alternativas excelentes para desenvolver um produto com maior agilidade e eficiência.

No entanto, convém dizer que não existe essa coisa de um ser melhor do que o outro. Quem determinará qual é o mais adequado é a equipe responsável pelo projeto a ser executado, considerando as especificidades deste.

Leia também:

Este artigo foi escrito pelo Sinesio Bittencourt, Technology Evangelist da HostGator.

Leia também:

Facebook Workplace

Projeto SnappyDroid quer transformar sua casa!

Correios vão te cobrar nova taxa para qualquer encomenda vinda do exterior

Evangelista tecnológico